Conversão de unidades de medida

A conversão de unidades é importante para o sistema entender a equivalência de uma unidade para outra, pois existe o conceito de unidade padrão e unidade comercial, como podem ser unidades distintas o sistema precisa do multiplicador para realizar as baixas corretas, seja na geração de romaneios, seja nas ordens de produção.

Lembrando que:

  • Unidade padrão: é a unidade utilizada para controlar as movimentações dos itens, em resumo, é a unidade de controle de estoque, produção e inventário.
  • Unidade comercial: esta unidade é utilizada nas operações de compra e venda. Essa unidade é a que aparece em pedidos, notas fiscais e relatórios comerciais.

Portanto é preciso que o sistema tenha a conversão cadastrada no item, pois no pedido o item estará na unidade comercial e ao realizar a baixa a unidade padrão será utilizada.

Ex.: uma empresa produz copos e controla o estoque em unidades, porém vende em caixas de 5 unidades. Nesse caso a unidade padrão é unidade (un) e a unidade comercial é caixa (cx). O pedido será feito em caixas, supondo que no pedido tenha 3 caixas, ao realizar a baixa o estoque terá que baixar 15 copos. O fator de conversão é de que uma caixa equivale a 5 copos.

Para informar a conversão de unidades no sistema, basta realizar os seguintes passos:

  1. Acesse: módulos > materiais > itens
  2. Localize o item que deseja realizar a conversão de unidades
  3. Clique no botão conversões
  4. Clique em incluir e preencha os campos:
    • unidade do tipo: informe a unidade base, no caso a padrão por exemplo quilograma.
    • Equivale a: informe um valor que corresponda a quantidade da unidade equivalente. Ex. 100
    • Unidade(s) tipo: informe a unidade correspondente. Ex.: metro
      • Logo, 1kg equivale a 100 metros e 100 metros equivale a 1 kg
  5. Clique em gravar
  6. Para criar mais conversões para o mesmo item, repita os passos anteriores.
  7. Fim do processo