Geração do arquivo Sped - Bloco K e H

1 - Instalação do programa

- Faça o download do instalador através do link: http://personalsoft.com.br.s3.amazonaws.com/downloads/sped/PersonalsoftGestorSped-Install-1.0.1.exe

- Execute o instalador

1.png

- Clique em Mais informações se aparecer uma mensagem de bloqueio

2.png

- Clique em Executar assim mesmo para confirmar a execução do instalador

3.png

- Selecione a pasta desejada e clique em Avançar

4.png

- Selecione a pasta, do Menu Iniciar, onde o atalho será adicionado e clique em Avançar

5.png

- Clique em Instalar

6.png

- Deixe marcada a opção Abrir pasta de instalação e clique em Concluir

7.png

- A pasta onde o programa foi instalado será exibida.

2 - Instalação do programa para gerar o Bloco K para mais de uma empresa

- Cada instalação do programa irá gerar o arquivo do Bloco K para uma única empresa.

- Para gerar o arquivo para outras empresas, é necessário copiar a pasta do programa para cada uma das outras empresas.

8.png

- Retorne para a pasta onde o programa está instalado, Clique sobre a pasta PersonalsoftGestorSped e Copie a pasta

9.png

- Cole a pasta copiada e repita esta operação para cada empresa desejada

10.png

- Renomeie as pastas, adicionando o nome da Empresa

3 - Configuração do programa

- Após a instalação do programa, é necessário abrir cada pasta de instalação e informar os parâmetros de exportação:

11.png

- Abra a pasta da empresa desejada e dê um duplo clique em Configurar. No caso da execução ser bloqueada pelo antivírus, repita o mesmo procedimento utilizado para instalação do programa. Clique em Mais informações e depois Clique na opção Executar assim mesmo.

12.png

- Informe o IP do servidor. É o mesmo endereço utilizado para acessar o Personal ERP. Em caso de dúvidas, abra o Personal ERP, o IP ou host do servidor é a primeira informação que aparece na tela de login do sistema.

13.png
14.png

- Informe o nome do Banco de dados. Em caso de dúvidas, o nome do banco de dados é a segunda informação da tela de Login do sistema.

15.png

- Informe o ID da Empresa que será configurada. Cada empresa do sistema possui um ID, que é um número que representa a empresa no sistema.

16.png

- Para checar o ID da empresa, abra o sistema e clique no menu Configurações \ Empresas. O ID é mostrado no grid ou dê um duplo clique sobre a empresa desejada e verifique o campo ID.

- Para configurar os próximos parâmetros, recomendamos que entre em contato com a contabilidade responsável pela empresa.

- O Bloco K depende de outros blocos, e cada contabilidade deverá definir quais serão necessários para cada empresa.

- Tenha bastante atenção ao preencher os parâmetros solicitados.

17.png

- Bloco 0000: é o bloco de abertura do Sped Fiscal. É nele que estão as informações sobre a empresa que está gerando o arquivo. Use S para gerar o Bloco 0000 ou N para não gerar. Ao confirmar a geração do Bloco 0000, os Blocos 0001 (Abertura) e 0005 (Endereço da empresa) também serão gerados.

18.png

- Versão do bloco K: é necessário checar com a contabilidade qual a versão que ela está utilizando do Bloco K. A versão mais comum é a 012, porém foi disponibilizada a versão 013 recentemente. Se for enviada uma versão diferente da utilizada pela contabilidade, o arquivo não será importado. Preencha este campo com o número da versão 012 ou 013.

19.png

- Indicador de perfil: verifique com a contabilidade o Indicador de Perfil da Empresa. Esta informação muda de acordo com o Estado onde a empresa está registrada e o regime de apuração. O indicador de perfil A é o mais utilizado.

20.png

- Bloco 0100: é o bloco que contém as informações do contador e da contabilidade responsável pela empresa. Use S para gerar o Bloco 0100 ou N para não gerar.

21.png

- Ao confirmar a geração do Bloco 0100, serão solicitadas informações sobre o contador e a contabilidade. Essas informações são obrigatórias e deverão ser preenchidas:

  • ID do contador: para informar os dados do contador, ele deverá estar cadastrado no Personal (como uma conta de pessoa física). Serão utilizados: nome, cpf, cep, endereço, número, complemento (opcional), bairro, cidade, telefone, fax e e-mail. Informe neste campo, o ID do contador no Personal.
  • CRC do contador: é o número do contador no Conselho Regional de Contabilidade. Informe somente os dígitos do CRC do contador.
  • CNPJ da contabilidade: informe somente os dígitos do CNPJ da contabilidade responsável pela empresa.
22.png

- Bloco 0150: é o bloco com as informações de todas as entidades (participantes) que tiveram relacionamento comercial com a empresa no período de apuração ou que sejam participantes na armazenagem dos produtos que serão declarados no arquivo do Bloco K. Use S para gerar o Bloco 0150 ou N para não gerar.

23.png

- Bloco 0190: é o bloco com as unidades utilizadas nas movimentações comerciais e no controle de estoque do produtos. Use S para gerar o Bloco 0190 ou N para não gerar.

24.png

- Bloco 0200: é o bloco com as informações cadastrais dos produtos que estão no Bloco K. Use S para gerar o Bloco 0200 ou N para não gerar. Ao gerar o Bloco 0200, os Blocos 0206 (código ANP para derivados de petróleo) e 0220 (conversão entre unidades) também serão gerados.

25.png

- Bloco 0990: é o bloco totalizador (finalizador) do Bloco 0000. Use S para gerar o Bloco 0990 ou N para não gerar.

- Repita este procedimento para configurar cada empresa, na sua respectiva pasta.

4 - Manutenção do arquivo de configuração

- Depois de realizar a configuração, é possível editar o arquivo de configuração.

- Só execute este procedimento se tiver certeza do que esteja fazendo. Em caso de dúvidas, é melhor realizar o procedimento de configuração novamente.

26.png

- Abra o arquivo config no Bloco de Notas. Isso pode ser feito clicando com o botão direito sobre o arquivo, escolhendo a opção Abrir com e selecionado o Bloco de Notas.

27.png

- Altere as informações desejadas sem modificar a estrutura do arquivo.

5 - Geração do arquivo

- Após a execução dos procedimentos anteriores, está tudo pronto para gerar o arquivo que será enviado para a contabilidade.

28.png

- Abra a pasta da empresa e dê um Duplo clique em Exportar. No caso da execução ser bloqueada pelo antivírus, repita o mesmo procedimento utilizado para instalação do programa. Clique em Mais informações e depois clique na opção Executar assim mesmo.

- Tenha bastante atenção ao preencher os campos solicitados.

29.png

- Data inicial: informe a data inicial de apuração (primeiro dia do mês) no formato dd/mm/aaaa.
Por exemplo: 01/01/2019.

30.png

- Data final: informe a Data final de apuração (último dia do mês) no formato dd/mm/aaaa. Por exemplo: 31/01/2019.

- Algumas empresas deverão apresentar o Bloco H junto com o Bloco K. Verifique com a contabilidade se isto será necessário e quando será necessário.

31.png

- Gerar Bloco H: use S para gerar o Bloco H ou N para não gerar.

32.png

- Data final do Bloco H: a data final para apuração do Bloco H pode não ser a mesma da data final do Bloco K. Por exemplo: Empresas de Lucro Presumido devem enviar o Bloco H no fechamento de Março de cada ano, com a data de apuração em 31 de Dezembro do ano anterior. Verifique com a contabilidade da empresa sobre a geração do Bloco H (data de apuração e data para geração).

33.png

- Aguarde a geração do arquivo. Esta operação pode levar vários minutos, dependendo da quantidade de movimentações da empresa.

34.png

- Ao terminar o processamento, será gerado um arquivo SPED na pasta de instalação de cada empresa.

35.png

- Renomeie o arquivo (recomendamos o formato MMYYYY_Empresa – Exemplo: 012018_EmpresaA) e envie para a contabilidade.